Sugestões
Ajude-nos a melhorar o site

Para nos ajudar a melhorar, deixe aqui a sua sugestão. Obrigado.

Sugestão/Opinião
   
   
NEWSLETTER
Subscrição de newsletter

Se deseja receber a newsletter do Grupo JAP no seu email, insira os seus dados e em breve receberá as nossas últimas novidades.

Nome:*
Empresa:
Email:*
*Campos de preenchimento obrigatório
Remover o seu e-mail
     
NEWSLETTER
Remover newsletter

Caso não pretenda receber a nossa newsletter, por favor digite o seu email.

Email:*
*Campos de preenchimento obrigatório
 
 
 
 
     
 
 
Newsletter:
  Subscreva
a nossa newsletter
 
Home> História
HISTÓRIA
História
A história do Grupo JAP remonta a 1904, a uma oficina de carruagens, único meio de transporte da época e então propriedade de José Augusto Pinto.
 
Com a chegada dos primeiros automóveis à região, que aconteceria em 1925, a empresa alarga a sua actividade à assistência, embora de uma forma primitiva, sem recurso a ferramentas especializadas. Desde cedo, a oficina viria a ser reconhecida pelo seu profissionalismo e inegável garantia de qualidade do serviço.
 
Em 1927 José Augusto Pinto – a reparadora – assina um contrato de agência para a instalação das primeiras bombas de combustível no Marco de Canaveses. Os combustíveis Atlantic viriam a ser extintos mais tarde pela aglutinação levada a cabo pela companhia de petróleos BP, que passou a ser representada pela firma.
1981 assinala um ponto de viragem na já auspiciosa história da empresa com a nomeação como Concessionário Renault para os concelhos de Marco de Canaveses, Amarante, Baião e Lixa.
 
Em 1983 viria a alargar a sua representação da Renault para o Peso da Régua “Dourauto”, que em 1996 seria totalmente remodelada face às constantes exigências do crescente mercado da região. Dois anos mais tarde, em 1998, a empresa adquire 80% da Concessão Tovite, localizada em Guimarães.
 
Aproveitando a crescente expansão do mercado automóvel e apostando numa oferta de produtos e serviços diversificada, a empresa adquire, em 2001, a rent-a-car “Ceuta”, cuja denominação viria a ser alterada mais tarde para JAPrac.
 
Em 2002, um novo marco no crescimento da empresa com a nomeação como Concessionário Renault para as cidades de Paredes, Penafiel, Paços de Ferreira e Lousada.
 
Em 2003, delineando a estratégia de crescimento do Grupo, concentra todas as empresas Renault (José Augusto Pinto, Filhos, S.A., Dourauto e Tovite), numa só empresa “JAPautomotive”, que viria a estar representada em Paredes, Penafiel e Paços de Ferreira, Guimarães, Fafe e Felgueiras, Marco de Canaveses, Amarante, Vila Real e Lamego.
 
O centenário do Grupo, em 2004, viria a assinalar a inauguração das novas instalações de Paredes e, desde então, sede operacional do Grupo. Neste mesmo ano, o Grupo JAP adquire a concessão da Nissan em Guimarães, que passará a designar-se JAPautomotive3, responsável pelo desenvolvimento da actividade comercial nas cidades de Guimarães, Paços de Ferreira, Marco de Canaveses, Amarante e Vila Real.
 
O ano de 2007 é assinalado por nova expansão do Grupo, com a aquisição da concessão BMW, concessionário oficial BMW para as localidades de Santo Tirso, Felgueiras, Vizela, Paços de Ferreira e Lousada.
 
Decorria o ano de 2008 quando o Grupo lança no mercado do retalho automóvel um conceito completamente inovador, a empresa Matrizauto, a maior megastore de viaturas semi-novas, localizada na cidade de Braga.
 
No ano de 2010 a marca Matrizauto expande-se para a cidade do Porto abrindo uma megasotre com 4000m2 de área coberta e mais de 150 viaturas em exposição.
 
2011 - O Grupo expande-se para a Grande Lisboa, inaugurando em Sintra a maior megastore de viaturas semi-novas do país com mais de 250 viaturas em exposição, com uma área superior a 7000m2, investindo mais de 12 milhões de Euros. Com a abertura deste novo espaço em Sintra, zona da Grande Lisboa, a que se somam as presenças em Braga e no Porto, a Matrizauto passa a estar representada nos principais centros populacionais do país, o que confere ao projecto uma cobertura de âmbito nacional.
Abertura da filial da JAPrac rent-a-car em Lisboa, junto ao Aeroporto, passando a ter uma cobertura nacional no Ramos do aluguer de Automóveis.
 
O GRUPO JAP é actualmente um dos maiores Grupos Automóvel da zona Norte e a nível Nacional, abrangendo quatro distritos (Porto, Braga, Vila Real e Viseu), com a sua área de negócios localizada nas cidades de Paredes, Paços de Ferreira, Penafiel, Santo Tirso, Braga, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Fafe, Felgueiras, Marco de Canaveses, Amarante, Vila Real e Lamego.

 
A sua diversidade abrange hoje nove áreas de negócio; a comercialização de automóveis novos, semi-novos e usados, a assistência técnica, os centros de colisão, a central de peças, o financiamento, os seguros, a Rent-a-Car e finalmente os combustíveis.
 
Cobrindo uma área geográfica de mais de um milhão de habitantes, o Grupo JAP é hoje uma referência no sector automóvel português, representando e comercializando três prestigiosas marcas de automóveis novos: Renault, Nissan e BMW e sendo responsável por um conceito único no mercado automóvel, uma Megastore de viaturas semi-novas Matrizauto.
 
A sua área de actuação abrange um total de 20 Pontos de Venda, 13 Pontos de Assistência, 7 Centros de Colisão, uma Central de Peças de Origem/Multimarca, 13 Estações de Rent-a-Car e 3 Postos de Combustíveis.
 
Referências Históricas
1904 - José Augusto Pinto criou uma oficina de carruagens...No tempo em que a “charrete” era o único meio de transporte da época.
1927 - Com o aparecimento das primeiras viaturas, a empresa expandiu a sua actividade na assistência, embora de uma forma primitiva, sem qualquer ferramenta especializada ou peça de substituição.
1981 - Nomeação como concessionário Renault, para os concelhos de Marco de Canaveses, Amarante, Baião e Lixa – José Augusto Pinto, Filhos, S.A..
1983 - Aquisição da Concessão Renault de Peso da Régua, a qual viria a denominar-se Dourauto.
1996 - Construção de novas instalações Renault Vila Real, ampliando, assim, o território da Dourauto.
1998 - Aquisição de 80% do capital social do concessionário Renault em Guimarães, designado Tovite.
2001 - No sentido de complementar a actividade do sector automóvel, o grupo adquire uma Rent-a-Car com a denominação "Ceuta" e cuja designação social é, hoje, JAPrac.
2002 - Nomeação do concessionário JAPautomotive para o Vale do Sousa (Paredes, Penafiel, Paços de Ferreira e Lousada).
2003 - Concentração da actividade Renault de todos os concessionários do Grupo - José Augusto Pinto, Filhos, S.A., Dourauto e Tovite - na empresa JAPautomotive.
2004 - Inauguração das instalações de Paredes em Maio. Comemoração dos 100 Anos do Grupo.
2004 - Aquisição da Concessão Nissan em Guimarães. A JAPautomotive3 irá representar esta marca, desde Trás-os-Montes ao Alto Douro e Minho, passando pelo Douro Litoral, a Este do Porto – a mesma zona geográfica onde já opera com a marca Renault.
2007 - Aquisição da Concessão BMW Hendo. A Hendo, concessionário oficial da BMW, com instalações em Santo Tirso e Felgueiras, abrange também os concelhos de Vizela, Paços de Ferreira e Lousada.
2008 - Lançamento no mercado da empresa Matrizauto, a primeira Megastore de viaturas semi-novas na cidade de Braga.
2010 - Aquisição das concessões BMW de Penafiel, Famalicão e Guimarães, respectivamente à Baviera e Tovicar, tornando-se num dos principais players da Marca em Portugal.
2010 - Expansão da Matrizauto para a cidade invicta, em instalações localizadas na Zona Industrial do Porto, com mais de 120 viaturas expostas para total liberdade de escolha dos clientes.
2011 - Expansão da rede de estações da JAPrac para Lisboa, junto ao aeroporto.
2011 - Matrizauto expande-se para a zona de Sintra com a maior megastore de viaturas semi-novas do país. Mais de 300 viaturas em exposição num espaço com 7000m2.
2012 - Inicio da representação da marca Volkswagen com a nova empresa JAP blue. Abertura de novas instalações da Volkswagen em Vila Real cobrindo a zona do Alto Douro.

 
 
© Grupo JAP 2007. Todos os direitos reservados.
Web Design: Designarte | Desenvolvimento: Redicom
Contactos Mapa do site Sugestões